9 de abr. de 2011

Era uma vez, uma hera.

Ter um muro verde, era uma meta, um sonho, um desejo. Algo tipo aquela música - Quero uma casa no campo.

Depois que plantei minhas Herinhas, queria que elas crescessem num estalar de dedos. Só faltava medir o crescimento (sou assumidamente ansiosa). Até que na semana passada, me dei conta, que chegou o dia da 1º grande poda e assumi a tarefa com um prazer, que só quem gosta de plantas compreende o que estou falando.
O muro bem do jeito que sempre sonhei.

Então, a história do meu muro verde, é essa aqui:

Logo que plantei, com os primeiros raminhos despontando.

Antes da poda, com o muro completamente tomado.

Já com outra cara, depois da poda.

Minha trepadeira na realidade é uma Unha de Gato, também conhecida como Herinha (Ficus pumila L), com ela juntei várias espécies diferentes de bromélias, orquídeas, ripsális e barba de velho.
Apesar de toda minha ansiedade, posso afirmar que ela tem um crescimento muito rápido, acho que plantei tem uns 2 anos no máximo e já ocupou todo o muro.

Se optar por ter um muro verde, lembre-se que a poda é fundamental. Senão, fica lenhoso e perde o charme. A poda de condução também tem sua importância, no início do crecimento da trepadeira.

Uma vez li, que muros verdes são cheios de vantagens:
  • você não gasta com tinta;
  • não existe a sensação de que você está encaixotada, numa caixa de concreto;
  • tem uma manutenção muito simples;
  • ameniza a temperatura do lugar.
Isso tudo, sem mencionar o efeito visual, que é incrível.

Ah! É totalmente Eco Friendly.

Beijocas e inté.

24 comentários:

Lia Houf disse...



Acho lindo .... fiz um parecido na minha casa com hera africana em uma parede do vizinho sem acabamento.
Troquei uma parede de tijolos/blocos e toda torta por um emaranhado de verde e flores amarelas e rosa.
Adoro!

Cinda disse...

Lindo, eu ja sonhei tambem com hera no muro, nem lembro pq nao plantei. bjo

Unknown disse...

Fê que lindo!Lindo mesmo!E vc é boa de poda!eU SEMPRE FAÇO UM "CAMINHO DE RATO"KKKKKKKK
Lindo seu muro,mas lindo ainda pelas outras espécies que vc colocou junto!bjohttp://blogdamirellasousa.blogspot.com/

Cê Vilanova disse...

olá! adorei o muro!
tenho a intenção de platar hera lá em casa também... algumas pessoas me falaram que elas atraem muitas aranhas... é verdade? vc percebeu isso?
Bjs

Impressões Amazônicas disse...

Que legal! Adorei ver sua casa, sentir seu cheiro de mato e me sentir inspirado para pensar em coisas boas. Acho que eu precisava ter tido uma Vó Santa para poder gostar mais de casa... hehehe!
Beijo grande amiga, seu blog é lindo!

Ana disse...

ai ai...isso é motivo de meus suspiro, meu sonho!!! Acho lindo hera no muro, mas não dei sorte com a primeira que plantei. Qual sua dica?

Mari & Juli disse...

su muro está lindo, na minha caa tb tem , é que moro numa casa de esquina que tinha problemas com pixações, e minha mãe resolveu plantar em todo o muro isso já tem mais de 10 anos, e sempre vem um vizinho pra dizer que sas plantas vão derrubar meu muro, e com minhas pesquizas na nt encontrei caa linda com essas plantinha , no fim das contas vejo como são muitos invejosos ,p ois meu muro assim é lindo e tem vida.

Margu Bakery disse...

Amiga q saudades.
Esse semestre to conseguindo visitar mais as amigas hein.
Olha teu muro ta um luxo só.
Gostei demais.
Incrível a diferença depois da poda, tem um visula muito mais limpo e arrumado.
Parece mais aconchegante.
Ficou muito bom viu.
Bjks querida e ótima semana.

Zi Faleiro disse...

Eu também tenho momentos que não aguento de tanta ansiedade! mas tá tudo lindo! bjs Zí
www.casadazi.blogspot.com

MaBe! disse...

QUE MASSA... eu amo plantas e estas agradaram os meus olhos. rs

Lindo

Bjos

Rosana Remor disse...

Oi linda!!!Aqui em casa tem um murão destes e esta ideia verde é muito interessante.Tomara que eu convença meu marido!!Bjs e uma linda semana!!

Nana disse...

Ai que lindo, eu queria poder ter amor a jardinagem, mas não dá, eu sou uma pessoa totalmente esquecida para cuidar de uma plantinha.
Bjs

Nana
http://mangacompimenta.com/

Unknown disse...

Fê, tbm aderi à unha de gato. Aqui em Blumenau é muito úmido e haja tinta... por isso, essa semana, providenciei minhas mudinhas de hera... só estou eserando elas acharem o muro... rsrsrs

beijinho

mollymell disse...

Fê, que maravilha!. Pelas fotos de sua casa dá pra gente ver que você faz tudo com carinho, e amor, e isso a gente vê em cada parte de sua cada que conhecemos.
E o seu conhecimento de jardinagem me deixou de boca aberta.
Muito, muito lindo amiga. Você está de parabéns!

Lívia Cunha disse...

Olá Fê...
Adoro seu blog...
Obrigada por visitar o meu tbém,tá???
Volte sempre.
Bjos :]

Unknown disse...

Sou apaixonada por verde, jardim... me encantam os muros verdes.

numa casa que morei por 12 anos tinha um muro que era meu orgulho, agora faz 2 anos que moro em Salvador, a casa tem um muro de pedra cinza, bem feinho, então plantamos unha de gato, só que não há meio de crescer, acho que o sol que bate desse lado da rua impede, porque na casa do outro lado da calçada o muro é meu 'sonho de consumo'...hahaha

adorei o blog e te conhecer lá no Blogueiras Unidas, Fê!!

beijo
Ju

Fatinha disse...

Oi Fê, tudo bom?
Sou Fatinha do Casa Comida e Roupa Lavada, conheci o seu blog pelo da Lele, do Casa de Catarina!
Adorei.
Quanto a sua unha de gato, eu to "roubando a da minha vizinha", é o seguinte, ela tem no dela e elas estão passando pro meu muro.
Deve ter 1 ano mais ou menos que elas começaram a aparecer no meu muro.
E eu to adorando né?
Vou ver se planto umas orquideas por lá também!
Beijão

Juliane - Ju Arte na Praia disse...

Oi Fê,
Adorei o seu blog, já virei seguidora.
Beijos!

Marcelle Rebelo disse...

FICOU LINDO!!!!!!! Acho que vou fazer aqui na frente!

Callia Amaris Harpia disse...

Estou querendo plantar Falsa Vinha em casa, ela é semelhante a unha de gato, mas preciso saber:

Junta bicho? Tipo baratas, aranhas e afins!!

Susi disse...

Fê, nao se preocupe que o copy&paste pretende ficar por muito mais tempo.
Acho que ja te disse isso: seu blog é de um capricho sem tamanho. Se eu nao fosse blogueira seria a sua leitora mais assídua.
bj

Cheiro de Vanilla disse...

Que coisa mais linda deste mundo, este é meu sonho, igualzinho ao seu.
Da muita humidade?
Tenho um murro que sou louca pra fazer isto.
Acho que vou dar a doida e fazer um igual.
De quanto em quanto tempo existe a poda?
Bjs.....

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá, plantei em minha casa no muro lateral que esta no reboco, uma pergunta, em quanto em quanto tempo voce costuma fazer poda?

Pin It button on image hover