29 de jan. de 2013

A saga

Lembra quando tirei as teias de aranha do blog e escrevi o post: Adivinha o que ando fazendo? Todo mundo achou que eu estava viajando, relaxando, curtindo uma piscininha, fazendo crochê, enfim, essas coisas básicas que qualquer normal faz nas férias, que nada, pra tristeza geral da nação, estava trabalhando e muito nas obras que estou fazendo aqui no apertamento e lá no Lar de Férias. A foto daquele post, foi num pit stop onde meus pés clamavam por 5 minutos de descanso. Ralação total, nem sei como retorno pro trabalho na 2˚ feira.

Antes de relatar minha saga, permita-me dizer que tinha programado que durante minhas férias iria, exclusivamente, me dedicar às obras nos quartos do Lar de Férias. Só que ao retornar pro apertamento  descobri, ou melhor, o Bejota descobriu cupins no meu quarto, especificamente no rodapé do piso de laminado, justo o piso que indiquei pra varias pessoas aqui no blog. Pra saber a história do piso, clica nesses links aqui, aqui e aqui. Uma saga que me fez lembrar de algo que vovó dizia, com sabedoria: "quando uma história não começa bem, desiste que não vai terminar bem", pois é, não desisti, paguei pra ver e me estrepei. Deu cupim no rodapé da Eucafloor!!!!

Chamei uma empresa pra fazer a descupinização e fui informada que eles (os malditos cupins) já estavam todos faceiros passeando por baixo do piso. Essa informação foi uma facada no meu coração, pior do que rasteira de melhor amiga. Imaginar que esse quarto lindo, viria abaixo me deixou mal, muito mal, mas facada pior foi do orçamento da descupinização. Me recuso até a reproduzir aqueles números aqui.

Sem forças, sem dinheiro (pois gastei tudo com as reformas dos quartos do Lar de Férias) e sem tempo, me pus a procurar: quem tirasse o laminado do quarto, uma empresa que fizesse a descupinização num preço possível e outra pra passar sinteco no chão, ou seja, coisa pouca, né?

Por incrível que pareça, todos os móveis do quarto ficaram a salvo dos cupins. Não conseguia deixar de pensar no meu armário rodrigueano (bonitinho mais ordinário) que custou uma pequena fortuna, sendo devorado pelos malditos, mas graças ao Papai do Céu, ele saiu intacto da operação de guerra, que irei roteirizar procês.

O estrago: quando Bejota descobriu os cupins.




Os caminhos: que os cupins percorreram embaixo do piso de laminado. Dá pra acreditar que os tacos  e os móveis estavam intactos?


 O joga fora no lixo: as tábuas do piso não foram tocadas pelos cupins apenas os rodapés, mas não tive coragem de ficar com nenhuma, mesmo sabendo que havia potencial nelas.


A raspagem: já livre dos malditos, os pisos de peroba originais da construção do prédio lá pelos idos da década de 50, passaram pela calafetagem.


O resultado final: livre dos cupins e com um brilho acetinado que adorei.


A conclusão da saga é a de pura felicidade, mesmo sem um tostão no bolso, não durmo mas com os inimigos, ou melhor, com os cupins.

Beijocas e inté a próxima, com notícias da outra obra.


17 comentários:

Rosana Remor disse...

Amiga, já passei muito sufoco com estes malditos.Na praia, troquei praticamente meu quarto inteiro, os balcões dos banheiros, o móvel da tv na sala...e por aí vai.Em casa, começaram a surgir no closet, no guarda-roupa, já vou me livrar dele...ah, vou!Odeio muito estes insetos, eles soltam as asas, fazem cacaca por tudo.Bem que vc fez em trocar tudo e ficou lindo!!bjs.

VERÔNICA, disse...

Tão lindo que nem parece que tinha cupim haaaa. Amei...

Unknown disse...

Ficou ótimo. Sinceramente acho esse piso original muito mais charmoso. Seu quarto já era bonito agora vai arrasar de vez.
Inté, bjs.

Anônimo disse...

Os pisos de tacos originais são muito mais bonitos do que o piso laminado, e pelo jeito muito mais resistentes, já que não foram devorados.

Unknown disse...

Nossa...cupim é a praga dos tempos modernos!!!Mas vou te contar que o piso original é bem mais bonito que o laminado!
Fê, tá rolando um concurso de fotinhos lá no blog.Se você quiser participar, estou te esperando! Vale até fotinho do celular!Não tem nenhuma das férias aí não?
Bjocas :)

Anapaul@ disse...

Mas e a empresa do laminado? Não tem nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido? Claro que ficou lindo o taco, mas o dimdim e a dor de cabeça que deve ter te dado...
Abraços!
Ana Paula

Rosangela disse...

Menina que loucura lá na praia deu cupim tambem detetizamos 2 vezes agora ta sob controle mas da medo os bichinhos são danados eu amo taco acho lindo bjs.

Regina Saraiva disse...

Olá Fê
Ficou lindo. Os tacos antigos são de madeira boa, dura e os cupins não gostam! É muito dura para os "dentinhos" deles! Ainda bem que descobriu logo.
beijos

veri disse...

Fê eu acho que o laninado não tem nada a ver com o foco dos cupim , qualquer material pode ser um foco. Eu passei por isso a três anos atrás aqui em itaipú tive que resolver a distância pois eu mem morava no pais. Eles atacarão as paredes de alvenaria e parte dos conduites algumas portas e rodapés.
Paguei uma nota violenta pra detetizar minha casa que teve garantia de três anos que venceu esse ano, agora eles estão me ligando perguntando se eu quero renovar o contrato que custa pra lá de 1.000,00 reais por ano.
Não sei quero ter esse compromisso. Hó duvida cruel.
beijos.

Roseli Castro disse...

Olá Fê, adorei conhecer o seu blog, já estou te seguindo... Passa lá no meu cantinho, ficarei contente com a sua visita! idealizaredecorar

Biula disse...

Oi, Fê!

Há males que vêm para o bem, já diziam as vovós com razão. Apesar do sufoco, o resultado ficou belíssimo.
Por aqui, tudo tranquilo :), pena que eu volto ao trampo na sexta, buááá
Beijocas,

A Mãe da Estela ♥ disse...

Ola,

Passei pra fazer uma visitinha e te convidar pra participar de um sorteio que está rolando lá no meu blog.

Beijos
A Mãe da Estela

Maria Rodrigues disse...

Cupim é uma coisa horrível, realmente uma praga. Mas o piso ficou lindo demais!
Bjos, Mari.

Rosaria Amorim disse...

Fê, vou ser sincera este cupim só queria o seu bem, trocar taco de peroba por piso laminado, tava com o que na cabeça menina, o taco é lindo e a madeira de ótima qualidade, sabe que você gastaria muito dinheiro para fazer um piso desses agora, isto é, se achar dessa madeira viu? Porque ainda tem muita gente vendendo gato por lebre.Temos que dar valor ao antigo, porque o material novo não presta. UM BJ NO SEU CORAÇÂO

Mery Vale disse...

Oi Fê,
obrigada pelo carinho lá no meu cantinho fiquei muito feliz!
E valeu seu empenho viu,seu piso está maravilhoso!
Beijokas carinhosas,
Mery

Susi disse...

Fê, me deumaté um calafrio qdo vimo estrago dos cupins, conheço de perto tudo isso. A verdadeira praga. Mas qdo vi o resultado final, suspirei, menina do céu, como ficou lindo, eu amo tacos, acho precioso. Bom, no final melhor agradecer aos cupins, né? Rs.
Bj

Jay disse...

Encontrei seu blog e através da sua foto vi a semelhança com o meu rodapé.Ontem vi que esses destruidores, estão no rodapé do meu piso laminado no quarto. Abri reclamação na empresa. Vamos aguardar se eles irão honrar a garantia. Coloquei em maio de 2019.

Pin It button on image hover